Como contratar um webdesigner? Como montar um site para minha loja? Que tipo de site é mais adequado para meu negócio?

empresário em dúvida na hora de fazer o siteConfira algumas dicas da Intelego para você que possui uma loja e está em dúvida sobre como fazer seu site. Um site na internet pode ser um excelente investimento, se você tomar alguns cuidados básicos. Listamos abaixo algumas perguntas que você deve tentar responder antes de contratar um webdesigner:

  • Para que você quer um site? Pense bem. Hoje em dia, um site é muito mais que um mero folder eletrônico. Um site pode atrair novos clientes que fazem buscas na internet, pode permitir que potenciais clientes interajam com sua loja, e pode inclusive oferecer serviços de venda online (e-commerce). Mas por mais simples que seja, o site deve privilegiar a boa visibilidade no Google e em outras ferramentas de busca.
  • Você vai investir na divulgação de seu endereço eletrônico através de outras mídias, ou quer  que o próprio site “se divulgue” através dos resultados das buscas do Google? Se este é o caso, você precisa de um site com certas características. Sites em Flash (aqueles com animações) podem impressionar pelo visual, mas são péssimos em termos de visibilidade no Google, já que seu código não apresenta tags de html que o Google usa para ranquear o conteúdo.
  • Você quer vender pela internet? Cuidado, lojas online tem custo elevado de implementação, exigem controle de estoque rígido, atenção às datas de entrega e cuidados com a segurança. Só vale a pena se você tem uma estrutura dedicada para venda online. Por outro lado, há diversas formas de você usar seu site para vender, em especial no atacado, que são mais práticas para volumes de venda menores.
  • Quanto você pode investir mensalmente em atualizações? Cuidado, um site por si só não garante seu sucesso. Se você não tem novidades frequentes, seus clientes param de abrir o site. Coloque sempre seus lançamentos e notícias para aumentar a visibilidade no Google. Um blog é uma idéia ainda melhor. Na hora de contratar um webdesigner, não basta saber o preço do site, é preciso ter uma estimativa de custos de atualização e prazos para publicação de novos conteúdos.
  • Você já comprou seu domínio e sua hospedagem? Não? Ótimo, fale primeiro com seu webdesigner para saber como fazer isso. Sua hospedagem vai depender  do tipo de site que você vai fazer. Mas atenção! O domínio é propriedade sua! Exija que o registro do domínio seja feito com seus dados pessoais ou empresariais (CPF, CNPJ), e que o seu email pessoal seja o email de contato da entidade, que deve estar registrada no seu nome. Muitos webdesigners de índole duvidosa registram domínios em sua conta do Registro.br, como forma de coagir o cliente a utilizar apenas seus serviços para atualizar ou modificar seu site.
  • Você conhece bem a empresa que vai fazer seu site? Muitos de nossos clientes tem experiências traumáticas com sites anteriores. Na hora de mudar de site, não conseguem obter as senhas do registro.br para alterar os DNS e mudar de hospedagem, e assim por diante. Outro problema são os prazos. Se seu site é simples, e o valor está abaixo de R$1500,00, não há porque a empresa cobrar sinais, e prometer prazos de mais de 2 semanas. Se eles demoram mais do que isso, e ainda cobram um adiantamento, cuidado. É claro que, em projetos de valor mais elvado e prazos mais longos, como no caso de sites de e-commerce, que tem uma complexa estrutura de banco de dados, o sinal é uma garantia de que o cliente não vai “pular fora” no meio do projeto, sem remunerar as horas de trabalho gastas no desenvolvimento de seu site.

Se você conseguiu respoder com clareza a estas perguntas, você está a meio caminho de ter um site. Mas se você tem alguma dúvida, deixe um comentário neste artigo, ou envie uma mensagem em nossa página de contato. Nós teremos o maior prazer em ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, sem compromisso. Aproveite a visita e conheça alguns de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *