Os blogs estão, aos poucos, se tornando cada vez mais populares como forma de publicar online: são simples de configurar e publicar, custam pouco ou nada para hospedar, e oferecem, ao menos os bons, ótima visibilidade no Google e em outras ferramentas de busca. Entretanto, poucas pessoas no Brasil usam blogs para fins comerciais ou para divulgar serviços e produtos de profissionais liberais e empresas.

Uma das barreiras para a expansão do uso comercial de blogs é o conservadorismo de muitas empresas e profissionais, que não compreendem que o uso que uma parte considerável (e crescente) dos usuários de internet no Brasil tem um domínio e compreensão da web muito superiores aos da maioria das empresas que eles visitarão na internet. Enquanto a maioria dos sites no Brasil são meras brochuras eletrônicas, às vezes complementada por páginas de notícias e por sistemas de compras online, os usuários estão criando blogs, podcasts, mashups, interagindo no Orkut, carregando e compartilhando vídeos no Youtube, criando mapas no Googlemaps, e por aí vai.

Mas esta concepção aos poucos vai mudando. Já tem muita gente percebendo como é importante ter uma atuação efetiva na web, através de sites baseados em web semântica, capazes de permitir um elevado fluxo de conteúdo visível para ferramentas de busca, e integrado a outros serviços disponíveis na internet. Vejam, por exemplo, o blog do professor Rico, que fizemos recentemente. O professor José Henrique, administrador, professor universitário e palestrante, criou um blog não apenas para divulgar suas palestras, trabalhos realizados e seu currículo, mas também para publicar tudo o que pensa, não se restringindo a esfera profissional. Uma das coisas que tem minado a credibilidade de muitos sites é que a empresa ou profissional se apresenta de forma impessoal, usando aquela linguagem de RP que não cola mais.

A tendência hoje é ver profissionais mostrando a cara, se apresentando não apenas como empresa X ou doutor em Y, mas acima de tudo como Fulanos e Beltranos, com metas, valores, crenças e desejos. E num mercado que começa a ver que o sucesso não depende mais de competência e experiência profissional pura e simples, mas sim de múltiplas habilidades e características, de comportamento ético e criatividade, cada vez mais as pessoas querem saber quem são as pessoas que estão por traz da marca. Aliás, o próprio professor Rico explica melhor do que ninguém isso neste vídeo:

O professor Rico não é diferente, neste ponto, da maioria dos bloggers, a não ser pelo fato de que ele vem de uma área onde o uso da internet ainda é bem limitado. Outro diferencial do seu blog é que cumpre todas as funções de um website. Há páginas estáticas onde ele apresenta seu currículo, seus clientes, e os serviços que oferece. E, é claro, seu site é devidamente personalizado com um banner exclusivo. Mais do que isso, ele tem acesso a treinamento para utilizar o seu blog da maneira mais eficaz e inteligente.

Siga o exemplo deste profissional e entre em contato com a Intelego para ter o seu blog, personalizado, com páginas e estrutura desenvolvida especificamente para suas necessidades pessoais e profissionais, e receba ainda treinamento para utilizar todos os recursos do seu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *