Definir o preço para um trabalho de design pode parecer algo um tanto arbitrário. Tanto clientes quanto profissionais tem dificuldade em compreender de que forma preços são atribuídos a produtos tão intangíveis. De fato, uma página na internet nada mais é do que um punhado de informação gravado num disco rígido em algum servidor de localização incerta. Mas o que este site proporciona ao cliente, isto sim, deve ser tangível.

Mas aí é que aparece outro problema, comum aos webdesigners: como definir com alguma precisão o que o cliente ganha com um site. Vamos dar um exemplo:

Uma loja da região da José Paulino precisa de um site. Trata-se, provavelmente, de uma loja de fábrica. De que tipo de site eles precisam? A maioria dos sites destas lojas é em Flash, o que é ótimo para impressionar o dono da loja, mas não serve ao negócio. Por que não?

Simples: Uma loja deste tipo precisa de um catálogo de produtos facilmente editável para que seus representantes e clientes possam visualizar os produtos que querem encomendar. Muitas destas lojas vendem para fora da cidade e do estado, e uma boa parte dos clientes não vai à loja comprar. Por que, então, a maioria das lojas do Bom Retiro tem sites em Flash? Talvez porque queiram se igualar às grandes marcas do setor, talvez porque a maioria dos webdesigners adore sites em flash, talvez por falta de uma visão clara do que um site pode fazer pelo negócio. Integrar sua página web com serviços disponíveis gratuirtamente na web, tais como galerias de imagens e vídeos, mapas do Google, busca no site, tudo isso aumenta o valor do site sem encarecê-lo.

Muitos de nossos clientes acham surpreendente o valor que cobramos (“por que é tão barato? perguntam eles), porque estão acostumados com o webdesign tradicional: longos projetos, muitas reuniões, e ao final um site lindo que ninguém visita, porque sites em Flash não tem conteúdo visível para as ferramentas de busca, que são o modo através do qual a maioria dos internautas chega a um site novo.

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